5 dicas práticas para otimizar seus processos

Automatizar os processos é essencial para aumentar a produtividade em uma empresa ou organização, porém, esse assunto chega a dar medo em algumas pessoas. Para auxiliar em eventuais dúvidas que você ou alguém da sua empresa tenha, separamos esses passos simples que podem auxiliar e muito na automatização de processos para a sua empresa. Leia abaixo.

Conheça todos os processos da sua empresa

Só é possível otimizar aquilo que se conhece bem. Conhecer todos os processos da empresa é fundamental para poder otimiza-lós. Conhecendo o passo a passo dos processos de cada departamento, será possível identificar gargalos e possíveis pontos de melhoria. Porém, é importante destacar que conhecer não significa necessariamente saber executar cada processo. O gestor deve ter em mente que listar os processos de uma área oferece a possibilidade futura de mensurar a eficiência do departamento e dos envolvidos nos processos, e isso facilitara inclusive o próximo ponto.

Faça o mapeamento de processos periodicamente

A partir do momento que o gestor conhece todos os processos, será possível mapear cada um deles. O ideal é desenhar os fluxos para ter uma referencia visual prática e que permita rápidas tomadas de decisão caso necessário.

Um bom mapeamento de processos permite ao gestor ter controle total de tudo o que acontece na empresa, qual o status de determinadas tarefas que estão sendo executadas, em qual etapa se gasta mais tempo, dentre várias outras possibilidades.

Invista em um bom software de gestão por processos

Com os processos devidamente mapeados, será possível investir em um bom software de gestão por processos. Essa etapa é uma grande evolução para qualquer empresa que deseja crescer no seu mercado de atuação.

Um bom software de gestão por processos permite à empresa criar todos os seus processos de maneira livre e intuitiva, de acordo com as suas próprias demandas, oferecendo monitoramento em tempo real de cada etapa do processo, acompanhamento de indicadores de performance e criação de KPI’s. Todos esses monitoramentos estando disponíveis em tempo, subsidia o gestor para tomadas de decisão muito mais assertivas e com base em métricas reais do seu negócio, aumentando a produtividade e proporcionando mais competitividade no mercado.

Quando o assunto é software de gestão pro processos, o Vitruvio é uma das melhores opções no mercado, se adaptando para qualquer tipo e tamanho de negocio.

Monitore constantemente os resultados

Para conseguir extrair o melhor da otimização de processos e conseguir maximizar a performance da organização, é importante a escolha de um software de gestão por processos do nível do Vitruvio, pois através dele será possível  monitorar todas as etapas dos processos através de dashboards atualizados em tempo real, e otimiza-los sempre que necessário.

Comunique e engaje a equipe envolvida para atrair resultados reais par ao negócio

Através da gestão por processos, o gestor conseguirá monitorar tudo o que acontece em cada departamento, melhorando a eficiência de cada área e colaborando com a garantia de entrega de valor para o cliente final do negócio.

Para que tudo isso de certo, é importantíssimo que toda a equipe esteja envolvida e motivada a fazer parte da cultura de gestão por processo, entendendo a importância de cada membro para o sucesso do projeto.

Através disso, a empresa ganhará muito em eficiência e em resultados internos, refletindo claramente no cliente final, agregando mais valor ao seu produto ou serviço.

Compartilhe:

Mais postagens

Vamos conversar?

Envie para nós sua dúvida ou sugestão através deste canal.