A importância de tomar decisões baseadas em indicadores

Quem ocupa cargos estratégicos dentro de uma organização geralmente tem à sua disposição uma série de dados que servem de subsídio para uma tomada de decisão mais assertiva, mas o fato é que nem sempre esses dados estão atualizados ou até mesmo organizados, o que pode dificultar a sua análise e causar uma interpretação errada.

Para evitar esses e vários outros problemas que podem ser causados pela falta de gestão de processos, softwares como o Vitruvio vem para organizar de maneira simples e adaptável a qualquer modelo de negócio, todos os processos de uma empresa, facilitando a comunicação entre departamentos e principalmente, melhorando muito a entrega de valor ao cliente.

Uma vez que todos os processos são monitorados é possível utilizar estes dados para quantificar e medir o desempenho de cada área, criando assim o conhecido KPI – Key Performance Indicator, ou simplesmente Indicador de Desempenho.

Empresas que têm seus KPI’s bem definidos e monitorados possuem um grande diferencial competitivo no mercado, pois a clareza na maneira que monitora todos os processos possibilita estabelecer metas de melhoria contínua para todos os departamentos e membros da equipe, direcionar todos os esforços em prol da entrega de valor, o que gera maior satisfação nos clientes, fidelização, maximização de possibilidades de negócio.

Além de tudo isso, com a quantificação do desempenho de setores de uma organização é possível entender se os objetivos estão sendo atingidos e identificar possíveis pontos de melhoria, permitindo adotar medidas corretivas com muito mais eficiência.

Entender como os departamentos estão desemprenhando suas funções e como cada um contribui para o resultado da empresa é fundamental para que gestores possam tomar suas decisões com mais agilidade e eficiência.

Para conseguir isso, a empresa precisa de uma ferramenta que permita monitorar os processos internos afim de gerar dados que possibilitem a criação de KPI’s de alto impacto, compreensíveis por todos os membros da equipe e principalmente, disponíveis de forma temporal, e nisso o Vitruvio se destaca, possibilitando que as informações da empresa possam ser utilizadas de maneira estratégica pelos gestores, até mesmo através de seus dispositivos móveis (celulares, tablets, etc).

Compartilhe:

Mais postagens

Vamos conversar?

Envie para nós sua dúvida ou sugestão através deste canal.