Modelagem de processos com Notação BPMN

Quando sua empresa começa a se preparar para a Gestão por Processos, é comum se deparar com questões relacionadas a integração e treinamento da equipe para que todos entendam tanto a importância do BPM para as suas tarefas, quanto a facilidade de todos entenderem exatamente cada função dentro desse modelo de gestão.

Para auxiliar justamente nesse entendimento junto da equipe já durante a etapa da modelagem dos processos, existe a notação BPMN (Business Process Model and Notation), que tem a função de retratar de forma gráfica (utilizando ícones) como o processo da sua empresa funciona. Utilizando a BPMN em sua empresa, você está garantindo que poderá se comunicar tanto com profissionais de negócios, quanto de TI, aumentando drasticamente a performance de toda a equipe.

Veja um exemplo:

Em síntese, a notação BPMN nada mais é do que um padrão visual que permite que você modele seus processos através de ícones gráficos de forma lógica e sequencial, oferecendo a possibilidade de identificar cada etapa e o papel de cada um dos envolvidos em cada fase do processo.

É importante ressaltar que a notação BPMN, apesar de visualmente parecer uma notação de fluxograma, porém, é muito mais completa, pois consegue representar através de muito mais recursos e ícones até mesmo as tarefas mais complexas da sua organização.

Além de todas essas vantagens, a notação BPMN é uma das notações mais utilizadas no mundo, logo, uma das mais conhecidas, tornando possível o mapeamento de processos tanto por profissionais de TI quanto de negócios.

Através do seu uso na etapa de mapeamento de processos, será possível comunicar seus processos de maneira mais eficaz com toda a equipe, dando mais agilidade na elaboração de planos de ações mais assertivos e principalmente, com mais rapidez para sua organização, elevando e muito o nível de entrega de valor ao seu consumidor final.

No Vitruvio, qualquer organização consegue fazer uso da notação BPMN já de forma nativa dentro do software, sem necessidade de contratação de ferramentas externas ou mesmo desenvolvimento de extensões ou plugins, o que agiliza ainda mais a implementação do BPM na empresa, além de oferecer um ótimo custo-benefício, pois não exige a contratação de módulos e nem ferramentas de terceiros.

Compartilhe:

Mais postagens

Vamos conversar?

Envie para nós sua dúvida ou sugestão através deste canal.